ST - Pensamento Social Brasileiro no 30° Simpósio Nacional de História

30° Simpósio Nacional de História - ANPUH
ST - Pensamento Social Brasileiro
Coordenador:
Maro Lara Martins (Universidade Federal do Espírito Santo)
Resumo: O objetivo deste Simpósio Temático é reunir trabalhos sobre os intérpretes e as interpretações do Brasil e da América Latina, de modo a permitir a percepção das inúmeras narrativas, modalidades discursivas e quadros epistemológicos através dos quais a experiência brasileira e a modernidade latino-americana tem sido codificadas e construídas.

Além disso, a área de pesquisa sobre o Pensamento Social Brasileiro e Latino-americano investiga a constituição dos temas e problemas socio-históricos e políticos brasileiros e latino-americanos, as narrativas, teorias e conceitos utilizados para a apreensão da realidade nacional ou regional, bem como aposta na constituição de abordagens teóricas e metodológicas sobre os intelectuais como campo de investigação historiográfica, as condições institucionais e os múltiplos espaços institucionais para a produção, circulação e consumo de teorias e ideias, a pluralidade de esferas sociais de atuação dos intelectuais e as relações entre intelectuais, política e sociedade no Brasil e na América Latina. São também bem-vindos trabalhos que gravitam em diversos campos disciplinares como as ciências sociais, a crítica literária, a filosofia e a própria teoria da história e história da historiografia, e explorem diferentes metodologias de pesquisas, sejam elas contextualistas ou internalistas, ressaltando-se a transversalidade do tema.