3º Seminário de Pensamento Social Brasileiro

O 3º Seminário de Pensamento Social Brasileiro – intelectuais, cultura e democracia, organizado pelo NETSIB-UFES, será realizado entre os dias 18 e 22 de setembro de 2023, no formato híbrido. A programação presencial será realizada nas dependências do CCHN - Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo, enquanto a programação online será transmitida pelas páginas oficiais do evento no Youtube e pela DoityPlay.

Ciclo de Palestras - 16/10

Dia 16 de outubro de 2019, ocorrerá na sala 7 do IC-2 da Ufes, mais um evento do ciclo de palestras sobre pensamento social brasileiro. A convidada é a pesquisadora Sandra Mara Pereira e o tema será "Sobre a experiência da pesquisa com a população em situação de rua e com pessoas trans na RMGV - desenhos, desafios, aprendizados.  O evento é aberto ao público e haverá emissão de certificados.

Ciclo de Palestras sobre Pensamento Social Brasileiro - Outubro de 2019

O Netsib organizará no dia 9 de outubro, quarta-feira, a partir das 18:30 hrs, o segundo evento programado no Ciclo de Palestras sobre Pensamento Social Brasileiro. O convidado é o professor Dr. Márcio Malta da Universidade Federal Fluminense. Após a palestra, haverá o lançamento do livro Antônio Cândido: intérprete do Brasil. O evento é aberto ao público e haverá emissão de certificado.

Ciclo de Palestras sobre Pensamento Social Brasileiro

Dia 18 de setembro de 2019, inicia-se o ciclo de palestras sobre pensamento social brasileiro organizado pelo professor Dr. Maro Lara Martins. O primeiro evento terá como convidado o professor Dr. Glauber Rabelo Matias com a palestra intitulada Cultura, identidade e pensamento social brasileiro: conexões teóricas e empíricas. Será realizado no Auditório do IC2 da Ufes, a partir das 18:30 horas. O evento é aberto ao público e haverá emissão de certificados de participação.

Conversas Indisciplinares - edição junho de 2019

Conversas Indisciplinares - edição junho de 2019, trará como tema O ocaso da política ambiental no Brasil. As convidadas são a professora do departamento de Ciências Sociais da Ufes, Cristiana Losekann, e Daniele Meireles da Ong FASE - ES. O evento será realizado dia 06 de junho no Auditório do IC-2, a partir das 18:30 horas. A entrada é gratuita e aberta a todos e todas.

Lançamento de Livros

O lançamento dos livros Sociologia, Modernismo e Interpretação do Brasil de Maro Lara Martins e Entre Razão e Fruição: a viagem como descoberta científica de Marcelo Fetz será realizado no dia 07 de junho de 2019, entre 19:00 e 22:00 horas, na sede da Adufes, no campus Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo.

Conversas Indisciplinares - edição maio de 2019

O projeto de extensão Conversas Indisciplinares, vinculado ao Netsib,  apresenta a sua edição maio de 2019 com o tema Juventude, criminalidade e religiosidade. Os convidados desta edição são: Diogo Silva Correa (sociólogo e professor da UVV) e Isack Mariano (pastor da Igreja Batista). O evento acontecerá na próxima quinta-feira, 09 de maio, às 18:30 hrs, no Auditório do IC-2. A entrada é aberta a todos e todas e haverá emissão de certificados aos ouvintes.

Novo número da Revista Sinais

Caros leitores,

É com grande satisfação que publicamos o segundo volume da revista Sinais em 2018. Além dos artigos livres, com submissão continua ao longo do ano, este número traz o dossiê Cultura e Política organizado pelo Prof. Dr. Maro Lara Martins (Universidade Federal do Espírito Santo). Os leitores deste volume poderão degustar de seis artigos dedicados aos mais diversos assuntos da história e da atual situação da cultura política brasileira.

ST - Pensamento Social Brasileiro no 30° Simpósio Nacional de História

30° Simpósio Nacional de História - ANPUH
ST - Pensamento Social Brasileiro
Coordenador:
Maro Lara Martins (Universidade Federal do Espírito Santo)
Resumo: O objetivo deste Simpósio Temático é reunir trabalhos sobre os intérpretes e as interpretações do Brasil e da América Latina, de modo a permitir a percepção das inúmeras narrativas, modalidades discursivas e quadros epistemológicos através dos quais a experiência brasileira e a modernidade latino-americana tem sido codificadas e construídas.