-A A +A
Núcleo de Teoria Social e Interpretação do Brasil

NETSIB-UFES inicia suas atividades com mesa sobre Teoria Social e Interpretação do Brasil

O Núcleo de Teoria Social e Interpretação do Brasil (NETSIB) iniciou suas atividades na noite da quinta-feira (06/04) com uma mesa sobre Teoria Social e Interpretação do Brasil. Na ocasião, os coordenadores do NETSIB, Maro Lara Martins, Igor Suzano Machado e Marcelo Fetz, fizeram uma breve exposição sobre as áreas de conhecimento abrangidas pelo núcleo e futuras expectativas de pesquisas. Após breves considerações, o evento seguiu com a inauguração do primeiro projeto de extensão do NETSIB: o Conversas Indisciplinares, uma mesa de debates que será realizada mensalmente nas instalações do CCHN com o objetivo de explorar temas controversos de natureza “indisciplinar”. 
 
A mesa contou com três breves exposições. Maro Lara Martins explorou as controvérsias entre pensamento social e teoria social na produção acadêmica brasileira, destacando as diferentes formas de entender o Brasil e a América Latina como problema de pesquisa e como ambiente cultural. Logo em seguida Marcelo Fetz debateu as contribuições dos estudos sociais da ciência para a compreensão da formação do pensamento científico no Brasil. Sua fala se concentrou nas múltiplas formas assumidas pela comunicação no campo científico, especialmente a literatura e a pintura de paisagem. Fechando a noite, Igor Suzano Machado destacou a importância do campo jurídico para a interpretação dos dilemas sociais brasileiros e as amplas oportunidades de diálogos com autores contemporâneos do campo sociológico no Brasil e no mundo.
 
O NETSIB segue sua programação normal de atividades de pesquisa e ensino. Já o Conversas Indisciplinares terá a sua segunda edição no próximo mês, quando será realizada nova rodada de debates.
 
 
 
 
Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910