Núcleo de Teoria Social e Interpretação do Brasil

Conversas Indisciplinares - 2 edição setembro de 2017

Investigação militante: desafios à produção do conhecimento

Convidados: Lara Sartório (Iesp/Uerj), Paulo Manasfi (PMS) e Paulo Resende (UVV)

Dia 28 de setembro, no Auditório do IC-2, às 18:30 hrs. Entrada aberta ao público. Haverá emissão de certificados.

Sobre os convidados:

Lara Sartório -Possui graduação em Ciência Política pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2014). Está cursando mestrado na área de Sociologia Política no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ). Foi monitora do seminário Direitos Humanos em Políticas Públicas e pesquisadora na área de Ideologias e Mundo do Trabalho durante a graduação. Foi bolsista do programa de Extensão CRDH (Centro de Referência em Direitos Humanos), no qual as atividades eram centradas em Educação Popular e também em pesquisa sobre a resistência contra as violações de Direitos Humanos nas periferias e favelas da cidade do Rio de Janeiro no contexto de Megaeventos. Atualmente compõe os grupos de pesquisa NETSAL (Núcleo de Estudos de Teoria Social e América Latina- UERJ), estudando movimentos sociais; GMARX (grupo de estudos da Teoria Marxiana, vinculado ao projeto do NELUTAS- UNIRIO) e laboratório Sociofilo (IESP-UERJ). Pesquisadora do GT da CLACSO (Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales) selecionado para os programas de 2016-2019 intitulado "Investigación Militante: Teoria, Práctica y método". Coordena a pesquisa "Conflitos Sociais em face dos modelos de desenvolvimento na América Latina", do grupo Grisul- UNIRIO. A pesquisa de dissertação trata do medo e da violência em zonas de ocupação militar, através de um estudo comparativo entre as favelas do Rio de janeiro e a Palestina. Tem experiência na área de fotojornalismo e jornalismo independente no Oriente Médio. Áreas de interesse: Teoria Política, Teoria Social, Ideologia, Estudo comparativo internacional, Subjetividade e psicanálise, Teoria da Ação e Literatura.

Paulo Manasfi - Possui graduação em História pela Universidade Federal de Viçosa, mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor da Prefeitura Municipal da Serra, estuda de assuntos relacionados a Reforma Agrária, e movimentos sociais no campo, em especial o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

Paulo Resende - Doutor e Mestre em Ciência Política pela Universidade Autônoma de Barcelona, onde colaborou como pesquisador efetivo do Instituto de Governo e Políticas Públicas (IGOP) com bolsa do programa de Formação de Professores Universitários do Ministério de Educação da Espanha. Fez estágio de Doutorado na Universidade de Londres (UCL) e é Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor do programa de pós-graduação em Sociologia Política e do curso de graduação em Relações Internacionais da Universidade Vila Velha - ES, atualmente pesquisa temas relacionados à sociedade de controle, participações políticas diretas, movimentos sociais, grupos de minorias, ações coletivas, anarquismo e pós-estruturalismo. É um dos coordenadores do Grupo de Pesquisa em Subjetividade, Poder e Resistências.

Anexo(s):

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.